English   |     Deutsch   |     Español   

O abecedário da gratidão: um jogo divertido

“Conseguir ser uma pessoa agradecida requer prática”, disse o irmão David em um de seus livros. “Nesse livro, se propõe o jogo para alimentar a gratidão”

O abecedário da gratidão

Na introdução do seu livro Stop-Look-Go: A Grateful PracticeWork Book andGratitudeJournal (Pare-Olhe-Avance: Manual para Prática da Gratidão e Revista da Gratidão), o irmão David Steindl-Rast propõe essa prática: “é uma competição para jogar consigo mesmo”. Ideal para momentos de espera: “às vezes uso este jogo na sala de espera do dentista”, disse o irmão David.

A ideia é recorrer ao abecedário, e de letra em letra, pense em uma palavra que comece com essa letra, e que fale de algo que faça sentir-se agradecido. Reproduzimos aqui uma lista que representa o irmão David, respeitando a ordem das palavras em inglês. Convidamos você depois a fazer sua própria lista. Divirtam-se!

A – Amazement (Asombro)

Eu me refiro a essa vibrante sensação de admiração que desperta a gratidão. Mary Oliver expressa muito bem:
“Quando minha vida terminar, queria dizer:
toda minha vida fui uma noiva prometida com admiração,
um noivo que carrega o mundo em seus braços”.

B – Beauty (Beleza)

Não me refiro a coisas simplesmente belas, mas sim aquela beleza que como um raio que encanta meu coração com um sentido de mistério. Essa é a raiz mais profunda da gratidão.

C – Cherries (Cerejas)

Cerejas grandes, vermelhas e brilhantes, e incluem as pequenas, tão doces em minha língua, são para mim uma imagem de tudo o que a natureza nos oferece, e que nosso coração se abre para receber com gratidão.

D – Death (Morte)

A vida e a morte se correspondem uma com a outra. Aprender a viver é também aprender a morrer. Aprendendo a viver com gratidão, aprendemos também a morrer em paz.

E – Earth (Terra)

Que presente é esse nosso planeta! Gary Snyder usa o termo “Nossa casa, a Terra”. Minhocas, girassóis, humanos, leões, galáxias… Todos os membros dessa casa são presentes um para os outros. A gratidão em comum (pelo simples ato de estar ali) nos sustenta unidos.

F – Fireflies (Vagalumes)

Ou deveria ter dito “fireworks” (fogos de artifício)? Os dois me surpreendem. Em uma ocasião, em um feriado de Quatro de Julho, ouvi o som de fogos de artifício, mas quando saí para ver os fogos, uma montanha impediu de vê-los. E em vez de fogos de artifício, eu vi quilômetros de vaga-lumes voando sobre o gramado que me rodeava. Por acaso surpresa e gratidão não são quase sinônimos?

G – Giving (Dar)

O ato de dar tem três níveis: dar algo nos faz mais livres; dar graças não nos faz mais felizes; perdoar (per-doar, for-giving) nos torna mais humano e nos deixa mais compassivo integralmente.

H – Handsand Heart (Mãos e Coração)

Entre todas as coisas maravilhosas que as mãos humanas podem fazer, dar um presente é a atividade mais nobre. No entanto, como diz um provérbio africano, “é o coração que dá; as mãos apenas entregam”.

I – I am (Eu sou)

Não vim sozinho à vida, não fui comprado, não fui meu próprio criador. Desde a origem eu me revelo como algo doado: sou um grande presente para mim mesmo. O que faço da minha vida sendo o único e grande gesto de gratidão?

J – Journey (Viagem)

A vida é uma viagem, e ao viver com gratidão faz da vida um peregrinar. Em uma viagem, o êxito depende de alcançar a meta, mas numa peregrinação, cada passo é uma meta.

K – Kneeling (Ajoelhar-se)

A gratidão nos faz querer prostrarde joelhos movidos de pura alegria. Novamente Mary Oliver expressa magnificamente, dessa vez em “O dia de verão”:
“Não sei exatamente o que é oração,
Mas sim eu sei como prestar atenção,
Como cair na grama,
Como ajoelhar-se na grama”.

L – Leave / Taking (Deixar / Levar)

Quanto mais conscientes somos de que cada momento de nossas vidas é um deixar e levar algo, mais apreciamos a vida com gratidão.

M – Music / Mystery (Música e Mistério)

Não podemos captar a música intelectualmente; no entanto, podemos entender quando deixamos que ela “capte” a nós. O mesmo ocorre com o Grande Mistério que alguns chamam de Deus: não podemos abraçá-lo com nossa mente, mas podemos deixar que Ele nos abrace, para assim chegar a entendê-lo.

N – Now (Agora)

O maior de todos os dons é o momento presente. Todas as práticas espirituais nos levam a viver com gratidão com o agora.

O – Opportunity (Oportunidade)

O talento dentro de cada dom é a oportunidade. Não podemos nos sentir gratos por tudo, mas podemos agradecer as oportunidades que cada momento nos apresenta: se não for algo para desfrutar, será então uma oportunidade para aprender, para crescer e para servir.

P – Potholes (Buracos no asfalto)

Os buracos nas ruas nos dão a oportunidade de diminuir a velocidade. Isso é um grande dom.

Q – Questions (Perguntas)

Sinto-me agradecido pelas perguntas, especialmente por aquelas que ficam sem resposta: elas me mantêm em alerta.

R – Rain (Chuva)

A chuva faz crescer as plantas; a gratidão faz crescer as relações humanas.

S – Simplicity (Simplicidade)

As pessoas agradecidas vivem na simplicidade, para que outras pessoas na simplicidade possam viver.

T – Trust (Confiança)

A vida inevitavelmente acarreta a ansiedade. Se tentarmos resistir à ansiedade movidos pelo medo (que é a falta de confiança) ficaremos aprisionados. A confiança na vida nos ajuda a passar pelo estreito canal do parto da ansiedade para um novo nascimento.

U – Umbrella (guarda-chuva)

A chuva da tarde caindo em meu guarda-chuva amarelo: os “pequenos” presentes da vida, que são grandes na realidade.

V – Voting (Votar)

Sei que votar se torna difícil para os pobres, e o sistema é injusto. Com mais razão, eu paro, vejo a oportunidade de promover a justiça, e vou votar.

W – Wikipedia

Compartilhar todos os nossos conhecimentos de forma gratuita! Apoiamos esse projeto como se merece? Essa é uma oportunidade de transformar o fato de doar dinheiro como forma de pagamento, ao doar dinheiro como forma de agradecimento.

X – Gratitude as an “x” (A gratidão como “x”)

As gratidões como um sinal de multiplicação: multiplica nossa alegria cada vez que paramos, olhamos e agimos.

Y – You (Você)

Podemos aprender a dizer “você” de forma agradecida. Sem o “você”, a palavra “eu” não teria sentido. Em um poema de amor, e.e. Cummings disse: “Eu sou, graças a ti, tão eu!”

Z – Zap! You are it! (Zap! Agora você!)

Agora é a sua vez de se divertir com este jogo do abecedário da gratidão!

Deixe um comentário

  • Quem Somos

    Este site deseja inspirar aqueles que têm a necessidade de abrir o coração para tudo o que pode fazer-nos sentir totalmente vivos. Nos guia, encoraja e inspira o exemplo e os ensinamentos do irmão David Steindl-Rast.