“Precisamos estar conscientes da nossa realidade e dos efeitos e consequências de nossos atos, assim com daqueles que nos cercam.”
Podemos conceber de maneira singela, que a gratidão consiste no profundo e sincero sentimento de reconhecimento de algo que lhe proporciona algum bem, de alguém que lhe prestou algum benefício ou auxílio.

Desta forma, para o pleno sentimento de gratidão, devemos nos atentar para cada momento de nossa vida e compreender que estes instantes contemplam uma longa e intensa jornada que se complementam, suscetível de alternâncias e situações que, por vezes, confundem-nos e até nos forçam a negar o sentimento de gratidão.
Precisamos estar conscientes da nossa realidade e dos efeitos e consequências de nossos atos, assim com daqueles que nos cercam e compartilham de seus momentos conosco, como forma de extrair sempre o melhor de cada instante.
Por sua vez, uma vez cientes de que a jornada da vida nos proporciona diversos e distintos momentos, como, por exemplo, um nascimento e até mesmo a morte, devemos agradecer cada instante e momento da vida para que, acaso nos deparemos com situações dolorosas, tenhamos tido a oportunidade de sermos gratos em cada momento que se passou.
Assim, quanto mais aproveitarmos com gratidão cada momento de nossa vida e termos a oportunidade de extrairmos aspectos positivos desta vivência, teremos maior resiliência para enfrentarmos os momentos difíceis e sabermos que, até aquele momento, soubemos ser gratos por termos chegado até esta etapa.
Seja constantemente grato pela vida em sua totalidade e de maneira pura e sincera, e não somente por alguns momentos que ela proporciona.
Portanto, acenda uma vela e viva agradecido.
Aloisio Szczecinski Filho, grato em colaborar.